Telemedicina GNDI

Telemedicina GNDI

Para diminuir o número de pessoas em hospitais e minimizar a transmissão do novo Coronavírus em espaços de saúde, a telemedicina foi autorizada pelo governo federal por meio da Lei 13.989/2020 e agora os médicos de todas as especialidades podem realizar consultas a distância enquanto durar a pandemia.

Se antes pacientes já conversavam com médicos via telefone ou internet, agora podem ser diagnosticados, continuar tratamentos, receber atestados, pedidos de exames e medicamentos sem sair de casa.

Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica mostra quais são as vantagens e os cuidados na telemedicina.

Telemedicina

A telemedicina é um setor da telessaúde que engloba consultas, diagnósticos e tratamentos médicos a distância. Ou seja, para passar em consulta com um especialista, basta que o paciente tenha um celular ou um computador com câmera e microfone e acesso à internet. Durante a chamada, o médico pode dar orientações, fazer perguntas, observar alterações na pele ou respiração, pedir exames e indicar tratamentos.

Em alguns casos, a telemedicina pode servir como uma forma de prevenir idas desnecessárias ao hospital, principalmente durante a pandemia do novo Coronavírus. O ideal é ir ao pronto- socorro apenas em casos de urgência e emergência. Em vez de se expor ao risco de ser contaminado pelo vírus, o paciente pode ligar para o serviço de assistência à saúde para entender se é preciso ou não ver um médico de forma presencial.

Vantagens

Além de minimizar o risco de transmissão da Covid-19, a telemedicina traz uma série de benefícios:

Comodidade

Uma das grandes vantagens da telemedicina é poder passar por consultas sem sair de casa. Não é preciso enfrentar filas ou trânsito para chegar à clínica: basta uma ligação ou mensagem. Isso também influencia nos custos – afinal, não é preciso gastar com a viagem até o local da consulta.

Triagem

Está passando mal e não sabe se deve ir ao hospital? Basta entrar em contato por meio do serviço de telemedicina e tirar dúvidas sobre o que fazer. Além dessa medida já funcionar em muitos hospitais para evitar lotações em emergências, a prática é ainda mais usada durante a pandemia, já que diminui o número de pessoas expostas ao vírus.

Proximidade

As ferramentas tecnológicas permitem que o paciente tire dúvidas sobre tratamentos de forma mais fácil com o especialista sem precisar se deslocar para isso.

Especialistas

Durante a pandemia do novo Coronavírus, todos os especialistas podem realizar consultas a distância.

Plano de saúde

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde deve cobrir consultas realizadas por meio da telemedicina.

Cuidados

Mas, antes de adotar as consultas on-line, é preciso tomar alguns cuidados:

Médicos conhecidos e de confiança

O recomendável é que o primeiro contato com o médico seja de forma presencial, mas, caso não seja possível, o método mais seguro é a chamada de vídeo. No entanto, antes de agendar a consulta, é importante que o paciente faça pesquisas sobre o profissional e entenda se ele tem boas referências.

Linha tênue

Antes de enviar várias mensagens tirando dúvidas com o especialista, é preciso entender o que se enquadra ou não como consulta para evitar cobranças inesperadas.

Hospital apenas quando for necessário

Nem sempre é possível resolver tudo com a telemedicina. Quando houver necessidade de uma consulta presencial ou ir ao pronto-socorro, é importante redobrar as medidas de segurança como o uso de máscaras de proteçãohigienização das mãos e distanciamento social.

Atestados, receitas e exames

Enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus, os médicos estão autorizados a emitir atestados, receitas de medicamentos e solicitar exames médicos de forma virtual. O documento precisa ter as informações do profissional e possuir assinatura eletrônica, além de seguir os requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como entrar em contato via telemedicina

Os beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica podem acessar o serviço de Telemedicina no aplicativo GNDI Easy e/ou Portal GNDI e serem atendidos na hora por um especialista. O contato também pode ser realizado pela Central de Atendimento.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações d – acesso em 26/06/2020